A ordem cronológica de FATE


  

 Fazia um tempo que queria fazer um artigo sobre Fate, entretanto ao ver que tem muitas paginas por ai falando a ordem dos animes para assistir, então decidir fazer diferente, com base dos animes e jogos, fora wikia da franquia, fazer uma linha do tempo dos evento que para mim, as obras compartilham entre si varias ocorrências, claro com variantes distintas a mesmas, como a adaptação de Stay Night que acabou sendo dividido em três animes, algo correto para um jogo com mais de 60 horas, mas ao passar para anime tiveram perdas, mais para o 2006 que para os demais adaptações da Ufotable, então tentarei montar uma linha do tempo coletiva até certo ponto que um ou mais obras ramificam da linha principal.

 O inicio: As 5 magias.

 Começando com o clichê clássico: no inicio havia trevas, mas surgi a luz por aquele que é o Alpha e o Ômega, o inicio e o fim e tudo que pode ser referencia de Deus e criação, mas esse big bang, tem outros nomes além que citei antes como registos akáshicos e a Raiz, sim aquela coisa que os magos estão buscando, posso dizer que para conseguir "chegar" lá é necessário ser um mago de alto nível, tão alto nível que só cinco deles conseguiram chegar ao nível mais baixo, usando uma comparação com linguagem de computação, da magia, só que apenas três são conhecidos, não a primeira pelo fato de ser a mais antiga e a primeira a mostrar o caminho para a Raiz, já a segunda, que é conhecida como Kaleidoscópio, criada pela ponte da franquia com Tsukihime pois Kischur Zelretch Schweinorg é o mago mais antigo da torre do relógio, pelo fato dele derrotar o rei dos vampiros, a muito tempo atrás, tanto tempo atrás que quando ele já ensinou um dos progenitores da guerra de santo graal, o líder da família Tousaka, escrevo com U por ser mais próximo a fonética original, Tousaka Nagano quando ele queria fazer a guerra; Zelretch é um vampiro mais influente da torre do relógio que nem os magos mais sanguivorifobicos da torre o atacam, essa magia é exemplificada no Kaleid, sim aquele anime tem mais coisa além de ecchi de lolis, pois a magia Kaleidoscópia mexe com dimensões paralelas ao que o usuário está.


 A terceira magia é a mais famosa já que ela é o resultado da guerra do santo graal, o evento principal de todas as series da franquia, mas o sentimento celeste(Heaven's Feel) não possui um mago definido pois as três famílias fundadoras da guerra participaram nessa magia, mas há um receptáculo que é sempre um homúnculo da família Einzbern que compartilha seu corpo com a progenitora da família, por isso que Justeaze Lizrich von Einzbern parece com a Iri, muito por causa da própria magia que é a permissão da alma, basicamente um conceito de ser transcendendo os limites do corpo, da mente e da sua magia conhecida, por isso o nome de sentimento divino. 
 Mas há uma contradição pois a quarta magia não se sabe seu criado, mas sabe-se seu conceito que é a "validação", então vamos a ultima magia conhecida que por sua vez liga a franquia a mais um sucesso da Type-moon, além de Tsukihime a Kara no Kyoukai pois a cessão, magia azul ou a "graça" da família da Aozaki, aquela das gêmeas Touko e Aoko, a ultima possui a supremacia da magia que foi usada na serie focada nas duas, mas não sei nada de Mahou Tsukai no Yoru, tirando o fato que a Aoko é a principal da historia e usa essa magia no desenvolvimento do roteiro que é um Deus ex-machina meio capado já que viagem do tempo é uma ótima vantagem contra uma dificuldade, mas sem saber que você voltará a sua linha original; entretanto mesmo com cinco magias conhecidas, não são as únicas possíveis,  já que se você alcançar a raiz poderá alterar o tecido da realidade e do tempo.

O trono dos Heróis: lugar adimensional.


 Antes de seguir tenho de falar que a terra, como tudo no universo, fluem em magia, só que a terra, pegando apenas nosso sistema solar, conseguiu desenvolver vida inteligente, essa vida inteligente cultivam heróis e lendas como símbolo da civilização, aqueles que no imaginário ou na realidade foram importantíssimos para o desenvolvimento humano, independente que foi para o bem ou para o mal, aqueles cultuados possuem uma estadia eterna no lugar que pode ser uma benção ou um maldição para esses celebres, um trono que reúne todos os heróis e lendas do passado, presente e do futuro que ficam guardados para a posteridade; não adentrei mais ao trono dos heróis pois varias series da franquia explicam melhor o que estou apenas citando, mas como falei esses heróis e lendas ficam eternizados como símbolos da civilização e justamente quando eles conseguem se tornar lendas, suas almas são levadas ao trono dos heróis para ficarem guardados para eternidade, até o momento onde eles são invocados por magos ou pela própria terra.



Primórdios da Humanidade(Fate/Extrella Link)

 Com toda a explicação sobre a magia, podemos continuar a falar sobre a historia da franquia com a aparição de um ser que faz parte da maior ameaça a todo o Nasuverse(o universo das historias de Kinoko Nasu, o autor de Fate, Tsukihime e Kara no Kyoukai) pois não há nada que possa derrotar um ser transdimensional, cujo sua missão é acabar com sociedades desenvolvidas, Velbers é uma raça alienígena transdimensional que buscam sociedades desenvolvidas para "absolve-las", com eram uma sociedade altamente desenvolvida, foram eles que criaram a Moon Cell do Extra, sim a maior maquina de ponto flutuante da historia da humanidade que esta na lua é obra deles pois foi desenvolvido como uma sonda deles, já que sua primeira aparição na terra foi detida por ela própria, pois ela invoca um servo para protege-la, tal servo portava uma arma, uma lança que clama pelo fim do mundo, Rhongomyniad, irei cita-la como lança de Ley por causa de nome longo, pertencia ao personagem mais celebre da franquia, rei Arthur salva a todos pelo desejo da terra de se proteger, ao usar a Rhongomyniad no total poder para limpar do mapa o Velber invasor.

Era dos Deuses(Grand Order:Babylonia)


 Após o evento do inicio da humanidade é necessário passar da era que gerou nosso pensamento de religião e a magia, a era dos Deuses, como nome diz, foi o período de Deuses viviam entre os humanos, eles eram adorados pelos milagres que faziam e pelas provações que eles mandaram, o motivo de seu poder é justamente magico, num nível sobre-humano, mais sobre-humano que os magos da época, que graças a Medeia no Stay Night temos uma referencia do desnível dos magos da era dos deuses para era atual, como na época a ciência não era tão desenvolvida era permitindo coisas fantásticas que era inexplicáveis por causa disso, os deuses ainda podem andar entre nós na nossa era, só com receptáculos humanos já que a mana, abundante em sua era, é escassa na nossa; graças a essa abundancia podíamos ver fantasma nobres absurdos como nos foi mostrado no anime do Grand Order da singularidade da Babilônia, mas Grand Order é uma realidade alternativa da linha cronológica da franquia, mas coloco ele aqui por, além de mostrar passagens históricas que não serão trabalhas na linha principal, é o acumulado de vários servos que aparecem na serie principal.
  

Era dos Homens (Grand Order)

Continuando no Grand Order para citar o inicio da era dos homens apresentado no jogo, podemos dizer que confunde com a revolução industrial, mas mesmo considerando o período das circunavegações como o ponto inicial, é considerado o período da revolução industrial quando ocorreu o boom da ciência justamente pelo iluminismo que rompe com o pensamento da igreja para buscar conhecer a natureza, com isso tudo que a magia poderia fazer "milagres" por apenas pensar em fazer, se tornou restrita pelo inicio do consumo exercível do meio natural quanto também pelo desenvolvimento cientifico que começou a derrubar o misticismo existente na época, o que é engraçado pois o evento a seguir ocorre durante o inicio da revolução e do iluminismo.


Guerra do Santo Graal: O inicio do caos.


 Era 1790, na mansão do Einzbern, a líder da família na época, Justeaze Lizrich convida Zouken Makiri, Kischur Zelretch Schweinorg e seu pupilo: Tousaka Nagano para debater um ritual para alcançar a Raiz, tal reunião chegou a conclusão que é necessário realizar num local longe da Europa, para fugir da vigila da Torre do relógio e da Igreja que buscavam na época evitar conflitos sangrentos, principalmente na época de efervescência dos povos no continente; então os Tousakas decidiram recepcionar o evento na sua residência, leia-se a cidade de Fuyuki, enquanto os Einzbern seriam a chave do evento, muito por causa da proficiência da família em fazer homúnculos, tanto que a própria Justeaze era um homúnculo de alta classe e serviu como principal combustível para realização desse feitiço que se alterou durante os anos.

  Essa mudança começa já na primeira guerra pois demorou 10 anos para ocorrer, durante esse período e mesmo compartilhando seus objetivos, a aliança tripartite partiu-se, mas durante a produção dessa guerra as três acabaram descobrindo que era necessário haver sete espíritos heroicos para conseguir chegar na raiz, para tal era necessário sete magos que seriam mestres para esses espíritos, por isso a necessidade de sete mestres e servos para invocar o cálice sagrado que só se tornou sagrado com a introdução da igreja como mediadora na terceira, 120 anos depois, já que a segunda, na em plena revolução Meiji, ocorreu inúmeros assassinatos durante o evento e como é necessário 60 anos para recuperar a mana do território, assim no período pré-segunda guerra a Igreja começou a fiscalizar o evento e quando o membro da Igreja ver o cálice logo relacionou com aquele cálice que guardou a chance de Cristo.
 A terceira guerra começa as grandes ramificações da franquia já que uma possibilidade de resultado diferente da linha cronológica resulta o Apocrypha e no intervalo da terceira para quarta o Extra se ramifica a linha cronológica, por uma serie de eventos que esta correlacionado a nossa realidade; A quarta é a mais celebrada por toda a fandom afinal de contas, ela é contadas na primeira adaptação a franquia nas mãos da Ufotable e obrigatoriamente o Zero deve ser assistido em 1080p para cima, mesmo o anime sendo de 2011, uma magia da própria Ufotable possuem desde os filmes de Kara no Kyoukai de 2007, fora que como é uma obra de Gen Urobuchi a pedido de Kinoko Nasu, a obra possui os típicos torpes típico do autor, Zero até superou sua continuação que é a obra que começou tudo isso; antes de falar do Stay Night tenho de citar o Kaleid Prisma Illya que como o Apocrypha se distancia da obra principal por causa de uma ocorrência no inicio da quarta guerra que mudou tudo para que Kaleid ocorra.

 A quinta guerra é o conflito mais adaptado para as telas já que as três rotas do jogo foram adaptadas para anime, por um milagre já que obras de visuais noveis geralmente cumulam todas rotas para uma temporada, como foi a rota da saber, vulgo Fate da Deen, ou Fate(2006) que é a adaptação renegada pelos fãs por uma combinação de alteração da historia principal e animação que era mediana para época, o que deixa o nível pior nas demais adaptações atuais da Ufotable, mas o inicio das três rotas são iguais o que gera um cômodo para escolher uma das três rotas.

  

Os demais galhos da franquia: os demais universos baseados da obra.


 Como falei antes, Fate possui inúmeras series spin-off que expande a ideia original de Stay Night, o que deixa muita gente confusa por onde começar a franquia, como Stay Night é bastante celebrada é nela que vocês devem começar já que apresenta de forma mastigada os conceitos citados a cima, claro que as demais obras spin-off adicionam conhecimentos sobre o mundo com El-melloi II que acompanha um sobrevivente da quarta guerra, ou o próprio Zero já que é uma obra de outro autor, tem até historias que bebem da linha principal para criar historias novas com a sub-franquia Extra que mostra em seus jogos um mundo diferente que conhecemos ou até mesmo o Grand Order que mostra uma visão de tempos passados para nós e claro que não posso deixa longe obras que brincam com os personagens do Stay Night como Emiya-San Chi no Kyou no Gohan que mostra os personagens da franquia num slice-of-life belo e até mesmo Carnival Phantasm que é uma serie de comedia misturando Fate e Tsukihime, a franquia possui inúmeros títulos é verdade, mas se você acaba gostando do clima de uma magia que foge da típica visão ocidental, que ver visuais estonteantes ou que simplesmente uma boa historia para você pensar, Fate é o seu lugar.

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