Cowboy Bebop - Antes do Hype

  


 Antes de tudo é necessário dizer que eu ainda não cheguei a acabar a serie e como o titulo da review entrega, eu estou já passando minha opinião da obra antes do lançamento na plataforma vermelha, talvez para pegar alguns moneys com a popularização da obra quando sair, apesar que os grandes sites irão pegar a grande fatia do publico, então nada melhor que eu rapidamente passe a informação antes dos grandes, fora que talvez minha opinião seja a sua predileta, se isso acontecer tenta ler meus outros artigos, pois se meu estilo de escrita lhe agradou, talvez você goste dos demais textos, como todo esse "mechan" vamos falar da obra que é a primeira no banco de dados do MyAnimelist, pode ver a url do site para confirmar, mas é estranho saber que Cowboy Bebop é apenas três meses mais novo que eu, sim sai uma temporada antes da cambada de caçadores de recompensa e engraçado pelo fato que o anime ser muito bom e eu só assistir a obra agora, quando ficou disponível na Crunchyroll, que se antecipou as demais plataformas, com exceção da Netflix que esta a fazer esse Live-Action, voltando a minha historia, Cowboy Bebop é aquele anime popular, falando do publico geral e não só nosso nicho otaku, que eu não assisti, muito porque tinha outras coisas para assistir e meio que era um consenso que a obra era muito boa, acabando me desincentivando meu desejo para acompanhar a obra, mas com o anuncio do rolo crocante e o termino da minha maratona para acabar o Universal Century fez-me colocar a obra na minha lista e quando assistir o primeiro episódio a obra me conquistou incrivelmente rápido.

 


 Mas caso você não tenha assistido a obra, nada melhor pegar a sinopse dela e fotocopiando diretamente do MyAnimeList:

 No ano de 2071, a humanidade colonizou vários planetas e luas do sistema solar, deixando para trás a agora inabitável superfície do planeta Terra. A Policia do Sistema Intersolar tenta manter a paz na galáxia, auxiliada em parte por caçadores de recompensas fora da lei, conhecidos como "Cowboys". A equipe desorganizada a bordo da espaçonave Bebop são dois desses indivíduos. O calmo e despreocupado Spike Spiegel é equilibrado por seu parceiro turbulento e pragmático, Jet Black, enquanto a dupla ganha a vida perseguindo recompensas e coletando recompensas. Durante o percurso  há acréscimo de novos membros que conheceram em suas viagens - Ein, um Welsh Corgi geneticamente modificado e altamente inteligente; a fêmea fatale Faye Valentine, uma trapaceira enigmática com perda de memória e uma estranha criança gênio da computação Edward Wong - a equipe embarca em aventuras emocionantes que desvendam o passado sombrio e misterioso de cada membro aos poucos. Bem equilibrado com ação de alta densidade e comédia alegre, Cowboy Bebop é um clássico espacial ocidental e uma homenagem à música suave e improvisada que lhe deu o nome.        

 Como essa sinopse confusa já é demonstra como há obra busca ser algo novo, como a própria obra mostrava isso com citações nos cartões de intervalo, Cowboy Bebop é fantástico por ser uma serie animada Japonesa que consegue sintetizar todo o ambiente que os filmes americanos anteriores a obra passava, tanto que é engraçado pensar que Carole&Tuesday, outro anime do diretor/criador da obra que se passa no mesmo universo da mesma, seria aquele filme adolescente de após anos 2000, mas um fator engraçado é que esse anime que citei não foi meu primeiro contato com uma obra de Shinichiro Watanabe, mas sim um anime de Xampu de Samurais, enfim vamos focar na batida dos cowboys e sua bela ficção cientifica que, como falei, bebe o suco da produção audiovisual estadunidense, chega a ser cômico ele ganhar uma adaptação audiovisual estadunidense atualmente, claro que um medo de uma adaptação Live-Action existe, até porque recentemente tivemos uma experiência desastrosa com isso, mas considero Cowboy Bebop uma obra fácil de virar um Live-Action, pois não há necessidade em copiar a atmosfera da obra original, pelo menos o Storytelling dos episódios, já que é somente fazer um filme por episódio, então só seria transpor todo ambiente presente nos filmes da década de 1980 e 1990 para um espaço de tempo curto, apesar que eu considero uma hora tempo o suficiente, mas  meu verdadeiro medo está na adaptação dos personagens.



 Cada personagem possui uma característica, do estiloso e desleixado Spike que lembra bastante daqueles personagens galanteadores da década de 1980 misturado com um artista marcial, remetendo bastante Bruce Lee; até o Hardboiled com pedaços de cérebro da equipe que o Jet é; passando pela toda a sedução tática, mas que mistura com o ideal de donzela desmemoriada que a Faye possui; colocando por fim a inocência, mas também misturando a genialidade infantil que Ed, todavia não é a personalidade forte o elemento que eles me conquistaram, mas sim suas falhas, da teimosia que os três adultos têm, combinado com orgulho que Spike e Faye possui, a cabeça quente do Jet, a maluquice infantil da Ed e o fato principal: todos eles erram e acabam punidos por seus erros, esse elemento tão humano é que fazem eles serem tão celebrados e tal elemento poderá ser ignorado se a Netflix produzir algo desleixado.



 A mistura de um storytelling que vendo episodicamente como um filme, mas como um todo sendo uma aventura de "desajustados" combinado com a personagem humana dos heróis e ainda um simplório Sci-Fi espacial, já que uma trama especial com um universo já deteriorando é algo comum em narrativas de sucesso, faz com que Cowboy Bebop seja algo único, algo que você bate o olho e já identifica ser algo fantástico; algo que merece atingir um grande público como a Netflix captou e rapidamente está produzindo um Live-Action, a carga da expectativa é bastante alta, visto o grande hype quando havia especulações da adaptação, como falei eu penso que Cowboy Bebop seja algo mais fácil de "americanizar" do que Death Note, pois um anime que brinca bastante com os grandes filmes antecessores a ele com personagens bastante humanos e essa humanidade carrega a veia cômica da série, fazendo que a atuação no Live-Action seja algo mais próximo a um programa de humor, já que os personagens são bastante caricatos nas situações mais memoráveis possíveis e ignorando a polemica com a caracterização da Faye, os atores devem tentar sintetizar um pouco dos personagens para então atuar levemente para chegar no resultado esperado.



 O anime é algo praticamente perfeito, mesmo com alguns momentos datados, especificamente quando há CG envolvido; não é atoa que deveria existir um gênero chamado Cowboy Bebop onde o anime deve ser o estandarte master, pois tudo que está presente na obra deve servir com conceito-base para demais trabalhos do gênero, colocando uma grande carga no Live-Action que busca firmar o nome da obra como aquele anime que é bom demais que sua adaptação ao mundo real ficou bastante fidedigna ao original, agora restam a vocês  comentarem sobre a serie, claro se você assistiu, senão me fala se este texto serviu bem para criar seu desejo para conferir da obra, se você não gostou de algo no texto comente também, mas sem xingar não que não xinguei ninguém, bem é basicamente isso que queria falar então até mais. 


   

Comentários